top of page

Um caso de amor entre você, seu quarto e o sono bem feito

Café da manhã com a mesa cheia. Banho refrescante no verão. Acordar ao lado da pessoa que a gente gosta. Todas essas opções são ótimas para começar qualquer dia com um sorriso no rosto (inclusive nas segundas-feiras!), mas é difícil superar uma noite bem dormida para levantar da cama com aquela disposição! Maior concentração, prevenção de obesidade, melhor desempenho escolar, redução dos níveis de estresse, cansaço físico e mental, melhora do humor e desenvolvimento da criatividade, estímulo da memória até a prevenção de doenças digestivas e cardiovasculares são alguns benefícios de dormir durante oito horas diárias e sem interrupções.



A verdade, porém, é que dormir bem não é tão simples quanto parece. Um estudo realizado em 2013 aponta que 69% dos brasileiros têm dificuldades para dormir (IPOM). No entanto, existem dicas importantes para um sono de qualidade, como não ficar exposto à luminosidade das telas de TV, celulares, computadores e similares por uma hora antes de dormir.


O ambiente exerce uma função primordial nesse quesito. Preze por um quarto totalmente escuro na hora de dormir. Se for preciso manter a luminosidade por algum motivo, que ela seja baixa. Escolha abajures com a cor da lâmpada laranja, o que favorece o sono. Até mesmo ler um livro antes de dormir, sob a luz laranja do abajur, ajuda para um repouso mais tranquilo. Uma música relaxante e calma por 20 minutos antes de fechar os olhos é outra boa dica.


Se a luz entra pela janela mesmo a noite, utilize uma persiana ou cortina com opção blackout (entre elas a Rolô e a Duette) para resolver o problema e ainda decorar o ambiente de forma agradável. Nas paredes, priorize as cores claras, que transmitem uma sensação de suavidade e leveza. Usar cores escuras pode estimular o cérebro a permanecer ativo.


Manter o quarto organizado também contribui para o descanso. Procure não deixar cômodas cheias de objetos à mostra ou suportes cheios de roupas, por exemplo. Evite as portas dos armários abertas, pois passam a sensação de desorganização e poluição visual, incentivando o cérebro a permanecer “ligado” processando informações.



Elementos pessoais que remetem a momentos felizes podem favorecer o ambiente para um clima mais alegre e aconchegante. Acordar ou ir dormir e ver fotos de momentos celebrativos e conquistas ou mesmo da família, amigos e pessoas importantes são significativos, além de objetos adquiridos em viagens ou presentes carinhosos. Ah, e se vale mais uma dica, mude o layout de vez em quando! Troque a cama de lugar e o armário, a posição dos móveis, incremente algum elemento na decoração, pinte uma parede de outra cor ou teste um papel de parede personalizado. Mudar pode fazer bem! Para o seu sono e o coração também.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page